Boa Forma Animal
08/09/2018
Medicina Veterinária Integrativa
16/01/2020

Bichos que nos fazem bem

O cão pode ser considerado nosso animal de estimação favorito. Ele está por toda parte: nas nossas casas, passeando de carro, caminhando com nossos amigos, latindo em propagandas de TV, “sorrindo” em revistas.

Os gatos, apesar de sua personalidade independente, também tem conquistado muita gente, assim como os pássaros, peixes e até alguns répteis.

Os hábitos e estilos de vida dos seres humanos atualmente vem possibilitando vínculos mais estreitos com os animais de estimação, proporcionando uma relação complexa e de benefício mútuo.

Pessoas que convivem com animais se mostram mais sociáveis, felizes e dispostas. Os cuidados que um animal exige despertam responsabilidade e melhoram a autoestima daqueles envolvidos.

Estudos vem sendo realizados e animais vem atuando como terapeutas no tratamento de alguns pacientes. A simples presença de cães, peixes ou aves é capaz de reduzir a pressão sanguínea em crianças e adultos, diminuindo o estresse durante períodos de internação.
Quando estamos em contato com a natureza e os animais, nosso sistema nervoso central libera endorfinas gerando uma sensação de tranquilidade, alegria e otimismo, facilitando assim a recuperação do organismo doente. A interação com o animal ajuda o doente a esquecer a dor e se sentir menos solitário e deprimido.

A troca de carinho, a chegada em casa no fim do dia, os cuidados de higiene e alimentação faz com que os animais também se sintam seguros e felizes. São nossos companheiros quando assistimos televisão, lemos um livro, cozinhamos e quando saímos pra passear. E, por falar em passeio, caminhar faz bem para a saúde de cães e humanos. O exercício deve ser feito ao ar livre, em horários de sol não muito quente, sempre de coleira e guia.

Deixe um comentário