Emoções interferem
08/09/2018
Boa Forma Animal
08/09/2018

Emoções afetam

O bem-estar de nossos animais pode ser afetado por nossos sentimentos e emoções. A maioria dos cães e gatos formam laços fortes com as pessoas de quem eles dependem. Como resultado desses laços, os animais absorvem sentimentos de medo, tristeza e frustração das pessoas com quem convivem e que estão passando por situações difíceis, mas que nada têm a ver com eles.

Tensões emocionais podem afetar problemas de saúde como agitação e agressividade, irritações de pele e problemas recorrentes variados. Um animal emocionalmente estressado com predisposição para determinado problema pode ter um quadro agravado e, se nada for feito, entrar num círculo vicioso, com poucas chances de melhora. Estados emocionais de ansiedade e expectativa em relação à saúde do animal também podem agravar o problema.

O animal percebe que o dono está com medo e não tem certeza de que está fazendo o melhor, ele também poderá sentir medo e ansiedade, diminuindo sua capacidade de cura. Por outro lado, quando reagimos de maneira calma e positiva aos problemas de saúde de nossos animais, estamos ajudando a fortalecer sua resposta imunológica.

O que fazer?

Não se preocupe se suas emoções negativas afetaram seu animalzinho no passado, afinal não foi intencional. A partir de agora, procure ficar o mais relaxado, confiante e calmo que puder. Quando estiver estressado procure não interagir muito com seu animal, dê um tempo e veja as coisas por outro lado. Finalmente, acredite no poder da sua mente e na capacidade de cura do seu animalzinho. Procure sempre um médico veterinário para diagnóstico e tratamento dos problemas apresentados.

Deixe um comentário